Caruaru é o 4º município com mais pessoas com autismo em Pernambuco, segundo IBGE
27/05/2025
(Foto: Reprodução) Dados do Censo 2022 destacam também Altinho e Quipapá entre os municípios do interior de Pernambuco com maior percentual de habitantes diagnosticados com TEA. Monte do Bom Jesus, em Caruaru, Pernambuco
Cecília Morais/ G1
A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é o quarto município com o maior número de pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) no estado. De acordo com dados preliminares do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4.682 pessoas em Caruaru têm diagnóstico confirmado de autismo.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
A maioria dos casos na cidade está concentrada entre crianças e adolescentes. Só nas faixas etárias de 0 a 14 anos, foram contabilizadas 2.138 pessoas com diagnóstico de TEA: 632 de 0 a 4 anos, 847 entre 5 e 9 anos, e 659 dos 10 aos 14 anos.
Ainda no Agreste, o município de Altinho chama atenção pelo maior percentual de pessoas diagnosticadas com autismo em relação à população total: 2% dos habitantes têm o diagnóstico, o maior índice entre todas as cidades pernambucanas.
Na Zona da Mata Sul, o município de Quipapá aparece logo em seguida, com 1,9% da população diagnosticada com TEA. Em Macaparana (Mata Norte), Ouricuri (Sertão) e Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana), o percentual é de 1,7%.
Ranking dos municípios com mais pessoas diagnosticadas com TEA em Pernambuco:
Recife – 21.211 casos
Jaboatão dos Guararapes – 10.680 casos
Petrolina – 5.073 casos
Caruaru – 4.682 casos
Paulista – 4.057 casos
Chefe da agência do IBGE Caruaru explica como a pesquisa foi feita.
Pernambuco é o oitavo estado do país com maior número absoluto de pessoas diagnosticadas com autismo: são 105.852 registros, o que representa 1,2% da população estadual — o mesmo percentual da média nacional. Essa é a primeira vez que o IBGE levanta dados específicos sobre TEA em um censo demográfico. No total, o Brasil contabiliza 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA).